domingo, 2 de janeiro de 2011

O que é o amor?


Como saber se amo se não há uma definição lógica quanto ao amor? Descrevo o que sinto, mas não é o mesmo que ter a certeza do nome de tal sentimento. Dizem que o amor é benigno, mas qual o amante que nunca sofreu pela falta de seu amado? Dizem que o amor é paciente, mas como explicar a ansiedade de ver os olhos de quem se ama? Dizem que amar é pensar exclusivamente em outra pessoa, mas como isso é possível se a todo tempo quem ama pensa em ter o outro só para si? Isso não seria mais uma forma de egoísmo? Não sei se amo ou se é apenas paixão, sei apenas que sofro por não ter mais teus lábios nos meus, nem poder tocar suavemente tua pele com a ponta dos meus dedos, contornando cada detalhe como se não acreditasse que aquela beleza fosse real. Sofro por saber que também sofres por outro alguém e que não podes ter a quem desejas, pois este alguém não te quer. Sofro simplesmente por pensar que te amo e por saber que o amor é eterno. Sofro por não pensar de se tratar de uma simples paixão que pode ser facilmente esquecida. Sofro por saber que és insubstituível em minha vida e que, mesmo assim, não podes ocupar o lugar que sempre será teu.

3 comentários:

  1. não coloquei foto pois, como fui eu quem postou pensei que teria que ser diferente ou 'tronxa' como eu... gostei do texto e queria saber pessoalmente o que vc estava pensando quando o fez... bjux.

    ResponderExcluir
  2. 'Como saber se amo se não há uma definição lógica quanto ao amor?'

    Não sei o que é amor, mas posso disser que começar a meditar sobre esse tipo de coisa já é um sintoma da 'doença'.

    'O que é amor?' perguntinha chata, que ultrapassa séculos, frustando os cientistas e filosófos. Até o velho mestre Aurélio não oferece uma definição satisfatória.

    Mas se tem uma coisa que aprendir nessa vida é que: o google sempre tem uma resposta, ou melhor, 'milhões de resultados'...

    tenta o yahoo respostas.

    ResponderExcluir
  3. De acordo com nosso "confiável" site Wikipedia a palavra amor (do latim amor) presta-se a múltiplos significados na língua portuguesa. Pode significar afeição, compaixão, misericórdia, ou ainda, inclinação, atração, apetite, paixão, querer bem, satisfação, conquista, desejo, libido, etc. O conceito mais popular de amor envolve, de modo geral, a formação de um vínculo emocional com alguém, ou com algum objeto que seja capaz de receber este comportamento amoroso e enviar os estímulos sensoriais e psicológicos necessários para a sua manutenção e motivação.
    Graças a ele, e a você, caro Velton Clarindo, consegui me complicar mais ainda quanto a definição dessa palavra que sinceramente, me parece tão complexa quanto a necessidade do homem em encontrar a razão da vida. Mesmo assim agradeço pela ajuda.

    ResponderExcluir